21 3492-8934/ 21 97398-0591
Cuidando da saúde e beleza da sua pele, cabelos e unhas!
Dermatologia Capilar
Subespecialidade da Dermatologia que estuda e trata as patologias que acometem os fios, pelos, cabelos e couro cabeludo

Queda de Cabelo
1 de março de 2018
Essa cena te parece familiar???
A queda de cabelo na mulher adulta é uma queixa frequente do consultório dermatológico, que pode ter várias causas diferentes.
O Eflúvio Telógeno, por exemplo, é a queda desencadeada por um estresse agudo, como infecções, cirurgias, anemia, pós-parto, deficiências nutricionais. É uma causa comum de queda, que responde bem a medicamentos e ao tratamento correto da causa de base.Geralmente ocorre cerca de 3 meses após o evento agudo, como partos, cirurgias ou doenças importantes (infecções, etc).
A pessoa pode não estar lembrando mais daquele fator causador, mas a memória dos fios é infalível, e a queda, inevitável. Geralmente melhora completamente após resolução do quadro.
A calvície também é comum no sexo feminino, e geralmente surge no período próximo à menopausa, pelo desequilíbrio hormonal experimentado pela mulher. Deve ser prontamente identificada e tratada, para segurar os fios presentes e resgatar parte dos que já caíram.
O tratamento envolve ação conjunta entre medicamentos tópicos, como o consagrado Minoxidil, e orais, como a também conhecida finasterida, ambos prescritos por médico experiente que deve acompanhar o tratamento e solicitar exames de seguimento.
Shampoos e condicionadores anti-queda podem complementar o tratamento, mas devem ser associados a outras medidas terapêuticas.
Se o couro cabeludo for oleoso, um shampoo antiseborreico pode ajudar a diminuir a queda!
Algumas doenças do couro cabeludo e da pele, como alopecia areata, psoriase, lúpus e líquen plano podem causar queda capilar e tem tratamento específico, devendo ser afastadas pelo dermatologista antes de iniciar outros tratamentos.
O uso de química também pode gerar queda importante, tanto pela agressão direta como por causar dermatites do couro cabeludo. Por isso procure saber o que e como usar antes de aplicar.
Alimente-se bem, mas procure evitar receitas caseiras ou a da amiga que deu certo, pois a sua causa de queda pode não estar sendo corretamente tratada!
Cuide-se! Saiba mais!
Procure um dermatologista!

Calvície
1 de março de 2018
A alopecia androgenética, conhecida popularmente como calvície, é um mal que muitas vezes, também tarda mas não falha. Isso porque ela é determinada por uma pré-disposição genética à sensibilidade dos fios pelos hormônios androgênicos.
O que significa? Que a herança familiar é muito forte, e que é preciso combater esse efeito hormonal no couro cabeludo.
De que forma? Há medicações orais, como a Finasterida e a Dutasterida, que inibem essa ação de afinamento e queda dos fios. O uso dessas drogas é perigoso e deve ser acompanhado devidamente por um médico dermatologista.
Além disso, o minoxidil tópico tem efeito biomodulador e vasodilatador, promovendo melhor nutrição e retomada da espessura dos fios miniaturizados pela calvície.
Há, ainda, tratamentos para queda, como o microagulhamento, uso de fatores de crescimento e uso de plasma rico em plaquetas, todos com estudos que mostram resultados, mas ainda em investigação.
Além disso, deficiência de vitaminas e doenças podem mimetizar a calvície ou até mesmo acelerar a queda de cabelo, e por isso, devem ser investigadas quando suspeitadas pelo médico.
Por isso, se cuide.
Procure o seu dermatologista!

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE MESOTERAPIA CAPILAR
1 de março de 2018
O quê é a MESOTERAPIA CAPILAR?
Consiste na aplicação no couro cabeludo, através de microinjeções, de produtos que inibem a queda dos fios e aumenta o crescimento.
Como é a técnica de aplicação? Parecido com uma ACUPUNTURA. São microaplicações em áreas de mapeamento específicas no couro cabeludo
Como ela age? Fortalecendo a raiz do pêlo, ativando a papila do bulbo folicular, bloqueando a ação de queda dos hormônios nos cabelos.
Quantas sessões são necessárias? 12 aplicações sendo realizada 1 aplicação por semana.
Que resultado esperar do tratamento? Com a mesoterapia capilar os fios se recuperam aumentando a densidade e a carga capilar, o couro fica menos visível e a queda diminui substancialmente.
A partir de qual sessão os resultados podem ser vistos? Logo a partir da primeira aplicação. A queda é interrompida rapidamente. O crescimento, porém, é mais lento uma vez que a velocidade de crescimento dos fios é lenta.
Quanto tempo dura cada aplicação? Em torno de 10 minutos
Há algum efeito colateral ou necessidade de tempo de recuperação? Não. A pele do couro cabeludo permanece um pouco mais sensível durante as primeiras 2h após o tratamento e depois o paciente não sente mais nada.